quarta-feira, março 25, 2009

Protótipo de casa sustentável de 100m²


A Casa Aqua, que aplica os princípios de sustentabilidade na construção, é uma das atrações da 17ª Feicon, que se realizará de 24 a 28 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de conhecer vários sistemas e materiais que podem diminuir os impactos das construções no meio ambiente. Sob a coordenação e gerenciamento da Inovatech Engenharia, o projeto é uma iniciativa conjunta da Missão Econômica da França no Brasil, da Fundação Vanzolini e da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Com projeto arquitetônico de Rodrigo Mindlin Loeb, "a Casa Aqua é um protótipo de 100 m², com sete cômodos e dois andares. O objetivo é oferecer uma experiência museográfica e sensitiva sobre sustentabilidade na construção", explica Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech.

A casa foi concebida para atender aos critérios do Referencial Técnico de Certificação da Construção Sustentável - Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), lançado em abril do ano passado pela Fundação Vanzolini, inspirado no sistema francês HQE (Haute Qualité Environnementale) e adaptado à realidade brasileira.